domingo, 22 de junho de 2008

Isso é comida saudável?



Promovendo qualidade de vida, a economia doméstica analisa o lado nutricional e funcional dos alimentos. Pensando nisso o texto a seguir apresenta alguns alimentos dos quais muitas pessoas pensam que são saudáveis e na verdade nem sempre isso é verdade!

Vale a pena dá uma conferida!


Considere o seguinte raciocínio:


1. Alimentos com pouca gordura são saudáveis.

2. Rebuçados (envolto, com capa. Ex: produtos caramelizados)não têm gordura.

3. Logo, os rebuçados são saudáveis.

Faz sentido? Claro que não, mas é esse o tipo de argumentos que as empresas alimentares utilizam. No nosso caso, começamos o raciocínio com uma falsa ideia. Isto acontece porque o termo "pouca gordura" é muitas vezes um código para "alta concentração de açucares" - um atributo que torna os alimentos muito pouco saudáveis.

Fazer escolhas saudáveis não é tão simples como saber que feijão tem muita fibra, ou que as frutas possuem bastante antioxidantes benéficos para a saúde. Muitas das vezes, os produtores acrescentam ingredientes, como açucares, que tornam instantaneamente um bom alimento numa má opção. Como resultado, muitos dos produtos que pensamos serem saudáveis, são tudo menos isso.É por isso que criamos uma lista de 10 supostos alimentos "saudáveis" de que pode (e deve) manter-se afastado.

Iogurte com fruta no fundo

Prós: Iogurte e fruta são dois dos alimentos mais saudáveis conhecidos pelo Homem.
Contras: O xarope de milho não é. Mas é esse produto que é utilizado para fazerem a geleia de fruta no fundo dos iogurtes.
A Alternativa saudável: Opte por iogurtes light, que contêm cerca de 90% menos açucares que os iogurtes normais.

Feijão de Lata

Prós: O feijão é preparado com fibras, o que ajuda a manter o apetite saciado e diminui a velocidade de absorção de açúcares no sistema sanguíneo.
Contras: O feijão é tipicamente enlatado com um molho acastanhado feito com açúcares branco e amarelo. E como as fibras estão localizadas no interior do feijão, não têm a oportunidade de interferir com a velocidade com que o açúcar é digerido. Considere que uma chávena de feijão enlatado contém cerca de 24 grs de açúcar.
A Alternativa Saudável: Feijão enlatado em água. Consegue obter todos os benefícios dos legumes, sem o açúcar extra.

Barras de Cereais e Fruta

Prós: São feitos com aveia, um produto nutricional e rico em fibras indispensável para uma alimentação saudável.
Contras: Os flocos de aveia estão colados uns aos outros com ingredientes de elevada concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada. Todos eles elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue.
A Alternativa Saudável:
Coma o seu snack à moda antiga. Misture cereais com frutas vermelhas e um pouco de leite.

Saladas com massa

Prós: A grande maioria de saladas com massa incluem uma variedade de legumes frescos.
Contras: O principal ingrediente é massa feita com farinhas brancas, um produto semelhante ao pão.
A Alternativa Saudável: Salada de ovo não tem qualquer impacto no açúcar no sangue. A Universidade de Connecticut realizou um estudo que demonstra que não existe correlação entre o consumo de ovo e doenças de coração.

Frutas Enlatadas

Prós: O ingrediente principal é fruta, indiscutivelmente um alimento saudável.
Contras: Muitas marcas preservam as frutas em xaropes ricos em açúcar. Meia chávena de fruta enlatada contém 23 grs de açúcares adicionais.
Alternativa saudável: Procure por frutas enlatadas com 100% sumo em vez de xarope.

Fonte: www.alimentacaosaudavel.org

By Maciella Santos

Nenhum comentário: