sábado, 30 de agosto de 2008

Noticias no IBDES sobre Economistas Domésticas

O IBDES - Instituto Brasileiro de desenvolvimento economico e social publicou no seu site uma otima noticia sobre o campo de atuação dos profissionais de Economia Doméstica.

Embora o senso comum possa imaginar que o curso de economia doméstica é direcionado para formar mulheres donas-de-casa, a realidade é completamente diferente. O economista doméstico é o profissional que desenvolve atividades para alcançar o bem-estar físico e social das pessoas, famílias e comunidades.

De que forma? Orientando a população sobre a manipulação e produção de alimentos, sobre administração familiar e planejando espaços da habitação e de instituições, por exemplo.

Segundo a professora Maria de Fátima Massena de Melo, coordenadora do curso de economia doméstica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 1952 o curso é considerado de nível superior no país - antes ele era de nível médio. Segundo ela, ele foi criado especialmente por causa dos serviços de extensão rural no Brasil (pós-guerra) para estimular a produção agrícola.

"O Brasil precisava de profissionais no meio rural para orientar a população sobre as necessidades básicas da família como higiene, saúde, vestuário e principalmente sobre o orçamento doméstico. Por causa do seu início na área rural, ele era voltado especialmente para as donas-de-casa, mas hoje em dia o curso não tem mais nada a ver com isso", disse a professora Maria de Fátima.

O curso de economia doméstica tem entre seus objetivos principais formar profissionais para atuar em ONGs, órgãos públicos e privados - em empresas de serviços, como hotéis, lavanderias, restaurantes, creches, sempre com foco na qualidade de vida. "Esses serviços antes eram ligados apenas ao uso doméstico. Hoje eles são feitos fora de casa e são voltados para a família, que é o foco do curso", disse Maria de Fátima.

Para saber mais acessem o site do IBDES : http://www.ibdes.org.br/noticias/not_view.asp?cod=802

bY Maciella Santos

Nenhum comentário: