segunda-feira, 14 de setembro de 2009

XX CDEB começa hoje em Foraleza/Ce


Um profissional é responsável por ajudar a economizar quando o assunto é alimentação: o economista doméstico.

Como o próprio nome já diz, Economia Doméstica é sinônimo de casa. Foi dentro do lar que tudo começou, onde as pessoas produziam e depois cuidavam do que plantavam, mas as coisas mudaram e cresceram para ambientes bem maiores, como os supermercados. Só um profissional bem preparado pode cuidar bem de tantos produtos assim.

Casa movimentada, prateleiras cheias de mercadoria. Para não se perder no meio de tanto estoque, só um economista, e se o assunto é em família, um economista doméstico. A economista doméstica Vancy Maia se formou há nove anos. Desde então, trabalha na área. O campo de trabalho é variado. Foi assim que decidiu se especializar em controle de qualidade nos supermercados.

O horário de trabalho é flexível, de acordo com a necessidade do estabelecimento. É preciso ser polivalente para atender as obrigações, os clientes e ainda acompanhar as estagiárias que ajudam no serviço.

O economista doméstico está preparado para trabalhar, por exemplo, em supermercados, restaurantes, hotéis e até em ONGs. Um bom exemplo é o Instituto Joazeiro. No local, as economistas da cozinha ensinam donas de casa a equilibrar o orçamento familiar. Enquanto a garotada se alimenta de brincadeiras, as mães aprendem a preparar novos pratos e, o mais importante, seguindo uma dieta para o bolso. As aulas são dadas por profissionais com experiência no mercado de trabalho.

Essa é a receita da Economia Doméstica para ser um grande profissional: fazer o que gosta e temperar tudo com amor. Da sobremesa à felicidade.

O salário do economista doméstico fica entre R$ 1.500 e R$ 2.000. A formação dura quatro anos.

Congresso

Começa nesta segunda-feira (14), em Fortaleza, o 20º Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. Sobre o assunto, o Bom Dia Ceará conversou com a presidente do evento, Sande D’Avila. Confira a entrevista no vídeo ao lado.



Veja link da reportagem na integra, com video:

http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/economista-da-alimentacao/

Nenhum comentário: