domingo, 29 de junho de 2008

Arraiá livre dos germes!



Além do arrasta-pé, da quadrilha e da fogueira, em festa junina não podem faltar pratos típicos como canjica, pé-de-moleque, bolo de fubá, curau, quindão e pamonha. Mas o arraial pode não ter um final feliz quando os quitutes não são preparados e armazenados de maneira correta. O biomédico Roberto Martins Figeuiredo, autor do livro "Como não comer fungos, bactérias e outros bichos que fazem mal" (Ed. Microbiotécnica),alerta sobre os riscos de se ingerir produtos contaminados nas festas juninas. Para evitar que isso ocorra, ele aconselha os responsáveis pelas barracas de alimentos a ficarem atentos à preparação das iguarias juninas:

  • Quem servir os pratos não pode mexer com dinheiro. Além disso, eles devem ficar cobertos para evitar que bactérias se alojem. Mas a contaminação pode ocorrer depois da compra. Para levar os quitutes para casa, é preciso tomar algumas precauções.
  • A pessoa deve deixar para comprar os alimentos que pretende levar para casa na hora de ir embora da festa. Ao chegar em casa, guarde na geladeira e reaqueça quando for consumir. Afinal, a festa é que deve ser inesquecível, sem comida contaminada - diz Figueiredo.

Exemplo de alguns alimentos:

Cachorro quente e Salsichão
Perigo:
Presença da bactéria Listeria monocytogenes

Conseqüências:
Pode causar aborto ou, 8 a 12 horas após a ingestão, levar a diarréria e cólicas abdominais fortes por 24 horas.

Erros:
consumir a salsicha crua ou com maionese caseira

Prevenção:
Cozinhe bem a salsicha, deixe-a totalmente imersa na água, que deve estar soltando vapor. A maionese consumida deve ser industrializada. O molho deve estar bem quente.

Churrasquinho
Perigo:
Presença da bactéria Escherichia coli O157:H7

Conseqüências:
Após 8 a 12 horas podem surgir diarréria e cólicas abdominais fortes por 24 horas

Erros:
consumir a carne mal passada ou deixá-la mal refrigerada

Prevenção:
Prefira o churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho na farinha, que pode ter sido contaminada ao ser manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em isopor com gelo ou refrigerada.

Canjica e arroz doce
Perigo:
Presença da bactéria Bacillus cereus ou Clostridium perfringeris

Conseqüências:
Após 8 a 12 horas podem surgir diarréria e cólicas abdominais fortes por 24 horas.

Erros:
Deixar o alimento em uma temperatura inferior a 60ºC por mais de duas horas; armazená-lo na geladeira em potes grandes e, na hora de servir, reaquecê-lo inadequadamente.

Prevenção:
Refrigerar em pequenas porções (inicialmente descoberto); antes de servir, reaqueça a pelo menos 80º C; mantenha a uma temperatura acima de 60ºC.


Milho cozido

Perigo:
Presença da bactéria Bacillus cereus.

Conseqüências:
Após 8 a 12 horas podem surgir diarréria e cólicas abdominais fortes por 24 horas.

Erros:
Deixar o milho numa temperatura inferior a 60ºC por mais de duas horas.

Prevenção:

Manter o alimento aquecido a mais de 60ºC.

Para saber mais acesse: www.higienedosalimentos.com.br

By Maciella Santos

Nenhum comentário: