sábado, 14 de junho de 2008

O que faz a(o) Economista doméstica(o)??


O economista doméstico é capaz de integrar a ciência, a tecnologia e a arte, sempre preocupado com o bem-estar do indivíduo e da família. È um profissional que não dá o peixe, mas ensina a pescar...
Ele forma cooperativas e associações para implantar benefícios, gerar empregos e aumentar a renda familiar. Executa programas educativos de qualidade de vida junto a grupos e famílias de comunidades rurais e urbanas.
Dá aulas de pré-escola ao curso superior e desenvolve projetos de pesquisa, em especial nas áreas de consumo, saúde, habitação, alimentação, vestuário, equipamentos domésticos, educação financeira e desenvolvimento humano.
Resumindo, ele difunde a idéia de que todo mundo deve aprender a poupar e a viver bem. Alimentação e nutrição também tem a ver com a profissão. O economista pode elaborar cardápios balanceados para restaurantes de empresas e orientar grupos e comunidades sobre o preparo de alimentos e suas propriedades nutritivas. Ele também desenvolve produtos em laboratórios e testa aqueles manufaturados em cozinhas experimetais.
No programa social, o forte são os programas de assistência á família, administrando cursos sobre consumo, alimentação, higiene, vestuário,etc.
A formação de Economia Doméstica é ampla e segue dois caminhos: rural ou industrial. A base é nutrição e Biologia, mas o curriculo inclui matérias ligadas ao vestuário, á economia, habitação, administração do lar, orientação ao consumidor, psicologia da criança, etc.

by Lidiane Bôto

Nenhum comentário: